Mostrar mensagens com a etiqueta Grécia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Grécia. Mostrar todas as mensagens

domingo, 27 de março de 2016

Sobre as origens do templo grego

Na edição de Março da revista "Descubrir el Arte", há um interessante artigo de Antonio Penadés sobre as origens do templo grego. O autor do texto recorda que "os recintos sagrados da antiga Hélade emulavam os bosques em que moravam os deuses" e conclui afirmando: "Os templos gregos, definitivamente, possuíam um significado muito profundo que excede amplamente a questão estética. Por isso, não podemos hoje ficar nesse estado na hora de contemplar os seus restos e tentar compreendê-los. Há que ter em conta que a arte pela arte é uma ficção moderna e que naquele tempo a beleza, ainda que fosse importante, devia estar em todo o caso ao serviço do significado original do templo. Só a partir destas premissas, entendendo que eram edifícios sagrados que tinham símbolos antiquíssimos, é possível saborear de verdade os templos gregos e apreciar com fundamento a sua beleza incomparável."

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Objectividades


Goste-se ou não do Aurora Dourada (nada importa para o caso), é impossível aceitar a diferença de tratamento da morte de um 'rapper' na sequência de uma discussão com um simpatizante do partido -- que encheu jornais e abriu noticiários televisivos, motivando uma perseguição institucional a deputados eleitos democraticamente --, com a execução de dois militantes do Aurora Dourada, na capital do país, algo apenas referido timidamente, como se de um assunto menor se tratasse. É esta a "objectividade" dos 'media' ditos "de referência".