domingo, 18 de setembro de 2016

La Nouvelle Revue d'Histoire n.º 86


O mais recente número da revista de referência «La Nouvelle Revue d'Histoire» oferece um óptimo dossier que nos leva "às fontes da excepção americana", um tema bem actual porque nas vésperas das eleições presidenciais nos EUA. A esse propósito, Philippe Conrad diz-nos no editorial que uma eventual vitória de Donald Trump "constituirá sem qualquer dúvida uma ruptura maior um choque geopolítico de grande envergadura". Razões de sobra para melhor compreendermos a "génese de uma identidade particular".

Para além do dossier, destaque para a entrevista com o historiador das relações internacionais Georges-Henri Soutou e os artigos "A Batalha de Hastings", de Gérard Hocmard, e "Guilherme, o Conquistador, na memória anglo-normanda", de Franck Buleux, e o texto de Philippe d'Hugues sobre Pierre Boutang, bem como as secções habituais.

sábado, 10 de setembro de 2016

No 450.º aniversário de Alonso Sánchez Coello


A revista espanhola "Descubrir el Arte" deste mês tem como tema central o pintor Alonso Sánchez Coello, a propósito dos 450 anos do seu nascimento. Formado em Lisboa e com uma ligação estreita a Portugal, Coello pintou um belo retrato do nosso D. Sebastião que abre um dos artigos. Uma edição bastante interessante.