quinta-feira, 24 de abril de 2014

O império esquecido


Portugal está na moda, basta ver o número crescente de turistas que visitam o nosso país. Não é por isso de estranhar que cada vez mais publicações estrangeiras se dediquem a temas lusitanos. Desta vez foi a revista francesa “L’Histoire” que consagrou um dos seus números especiais a “Portugal – o império esquecido”.

A propósito dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, uma das principais revistas de divulgação histórica em França fez uma viagem pela História de Portugal.

Depois de uma cronologia da nossa História e um mapa do Império português, podemos ler artigos sobre a Batalha de Ourique e o nascimento do reino, uma entrevista com Sanjay Subrahmanyam sobre os Descobrimentos, e também um sobre Pedro Álvares Cabral e a descoberta do Brasil, entre outros. No capítulo seguinte, destaque para os artigos sobre o triste destino de D. Sebastião, Lisboa, rainha do mar, o terramoto de 1755, a entrada de Junot em Lisboa, Rio de Janeiro, capital de Portugal, o ‘ultimatum’ e o fim do grande sonho africano, o Portugal eterno de Salazar e ainda um texto sobre Fernando Pessoa e os seus heterónimos. Por fim, um artigo sobre o 25 de Abril e a democracia, o fim do Império e um sobre a descoberta da Europa, assinado por Ana Navarro Pedro, correspondente da revista “Visão” em Paris. De assinalar ainda um léxico de termos portugueses e três páginas de sugestões culturais.

Uma edição com uma inclinação ideológica para a esquerda que não traz muito de novo para os leitores portugueses, para além da satisfação de vermos a nossa importância histórica reconhecida no estrangeiro. Por outro lado, é aqui recordado um Império que, afinal, não está esquecido...

Sem comentários:

Enviar um comentário