sábado, 22 de março de 2014

Jerry Spring


Eurico de Barros escreveu no "Qi", o suplemento cultural do "Diário de Notícias, sobre Jijé (Joseph Gillain), um mestre da banda desenhada franco-belga que, nos anos 30 e 40 do século XX, "era um muito sério rival de Hergé". Este ano assinala-se o centenário do nascimento de Jijé, que também se dedicou à pintura, à escultura e à ilustração.

Para além de ter "dado" a Spirou o seu amigo e companheiro de aventuras Fantasio, conta o Eurico que Jijé criou Jerry Spring, "a primeira grande série western realista da BD europeia".

Não me lembrava de Jerry Spring, por isso fui consultar os exemplares do "Cavaleiro Andante" que tenho na minha colecção. No número especial de Natal de 1958 encontrei uma aventura completa, "O homem da cicatriz", ainda assinada como Gillain. Pelos vistos, o cowboy andava cá por casa e eu nem sabia...

Sem comentários:

Enviar um comentário