segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O mau jornalismo habitual (VIII)

A bolorenta história do "Fujam, fujam que o Hitler voltou!" já enjoa, mas continua a vender, pelos vistos... Quando há algum resultado mais expressivo de um partido do verdadeiro albergue espanhol que é a área da chamada (por vezes convenientemente) "extrema-direita", somos presenteados com os alarmismos do costume sobre um iminente "regresso do nazismo". Podia ser piada de mau gosto, mas tornou-se prática corrente. Para além disso, como se está a tratar dos "maus", tudo é permitido, até erros crassos.

Vem isto a propósito das duas páginas que o "Expresso" (o tal "jornal de referência" para os bem-pensantes) dedica ao crescimento da "extrema-direita" na Europa, que considera "uma ameaça". O carácter tendencioso do artigo está bem reflectido no título "Uma sombra paira sobre a Europa". E não, este não é um texto sobre poluição atmosférica.

Para ilustrar a peça, temos um mapa do Velho Continente com uma suástica por cima. Não se faz a coisa por menos! Tal opção choca de frente com a nota sobre a Holanda e o partido de Geert Wilders, de que se diz: "Discurso anti-islâmico, associando o islão à criminalidade. Compara o Corão ao Mein Kampf de Hitler." Em que ficamos? Serão "nazis" anti-nazis?

Para dar mais um exemplo, no caso do nosso país, a "extrema-direita" é representada pelo "Partido Renovador Democrático"! Gralha? Erro deliberado? O Partido Nacional Renovador existe há dez anos e concorreu a diversos actos eleitorais. Mesmo que houvesse dúvidas, hoje existe a internet... 

4 comentários:

  1. «O mau jornalismo habitual»

    ahahahahahahahah

    ---> Falar em «mau jornalismo» é favor... há que chamar os bois pelos nomes:
    marionetas ao serviço da superclasse!...


    P.S.
    É do conhecimento, mais ou menos geral, que os mercados financeiros (leia-se a superclasse) estão a lançar uma ofensiva contra os Estados-Nacão.

    "Dividir/dissolver Identidades para reinar..." -> é um dos lemas da superclasse: ambicionam um neofeudalismo.
    O especulador George Soros tem especulado com tudo e mais alguma coisa (nota: inclusive cereais: pondo em causa a alimentação de milhões e milhões de pessoas)... e... como seria de esperar, aparece como
    um paladino defensor dos ciganos.

    ResponderEliminar
  2. São os moços de recados, cá do burgo, obedecem á voz do dono, há quem lhes chame a narco informação.
    Convém a direita radical, ser estereotipada,e, acima de tudo, ser censurada e perseguida, se possível, com rusgas, ás sedes dos partidos.
    É assim que se constroi a democracia, a deles........

    ResponderEliminar
  3. São jornalistas com a mesma alfabetização que estes: http://www.youtube.com/watch?v=mDEe3dk9qy8

    ResponderEliminar
  4. Sem ter lido a peça digo «Erro deliberado», não acredito que um jornalista seja tão imbecil.

    ResponderEliminar