quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Portugal

A propósito de uma conversa com um amigo sobre o título original da "Mensagem" de Fernando Pessoa, que era "Portugal", publico de seguida a imagem com a respectiva alteração e um excerto da explicação do autor.




«O meu livro "Mensagem" chamava-se primitivamente "Portugal". Alterei o título porque o meu velho amigo Da Cunha Dias me fez notar — a observação era por igual patriótica e publicitária — que o nome da nossa Pátria estava hoje prostituído a sapatos, como a hotéis a sua maior Dinastia. «Quer V. pôr o título do seu livro em analogia com "portugalize os seus pés?"» Concordei e cedi, como concordo e cedo sempre que me falam com argumentos. Tenho prazer em ser vencido quando quem me vence é a Razão, seja quem for o seu procurador.
Pus-lhe instintivamente esse título abstracto. Substituí-o por um título concreto por uma razão...
E o curioso é que o título "Mensagem" está mais certo — àparte a razão que me levou a pô-lo — de que o título primitivo. (...)
»

Fernando Pessoa
in "Sobre Portugal - Introdução ao Problema Nacional" (Recolha de textos de Maria Isabel Rocheta e Maria Paula Morão. Introdução organizada por Joel Serrão.). Ática, 1979.

1 comentário: