domingo, 31 de maio de 2009

Impressões romanas (II): CASAPOVND

A CasaPound é um antigo edifício público abandonado, situado na Via Napoleone, perto do Termini, que foi ocupado com o propósito de providenciar habitação a famílias italianas carenciadas. À frente deste projecto está Gianluca Ianonne, que esteve no nosso país no ano passado, que com os seus rapazes formou esta associação de promoção social que tem feito um trabalho extraordinário de solidariedade e acção cultural. Um exemplo e uma inspiração para toda a Europa.

À entrada da CasaPound estão pintados na parede vários nomes das principais figuras consideradas como referências para os ragazzi. Há apenas um português: o nosso, mas também deles, Fernando Pessoa.

As paredes das escadas estão decoradas com quadros e fotografias, que vão desde Tamara de Lempicka às mulheres do ventennio, passando pelo inspirador Ezra Pound, no primeiro piso.

Na cave funciona o estúdio de música Bunker Noise Service e a sala de trabalho do Blocco Studentesco. No primeiro piso há várias salas de trabalho, incluindo a da Radio Bandiera Nera, e o Ornitorinco. No último andar existe uma sala grande onde regularmente há conferências, apresentações de livros, entre outras actividades. Nos restantes pisos vivem as famílias italianas que graças aos camaradas italianos aqui encontraram um tecto.

4 comentários:

  1. Casa Pound, uma verdadeira comunidade em funcionamento.
    Um trabalho de militância, de verdadeira militância, onde cada um trabalha para um fim comum.
    Um agradecimento ao nossos camaradas italianos por nos terem recebido tão bem, como dizes no post, um exemplo para toda a Europa...
    Não perguntes o que a comunidade tem para te oferecer, pergunta sim o que podes oferecer à comunidade...

    ResponderEliminar
  2. Excelente postal! Sintético mas recheado de informação.

    PS: Nebez a citar JFK!

    ResponderEliminar
  3. Dá vontade de não vir, dá vontade de desistir no regresso...
    Dá vontade... E pensar que muito dificilmente se vai chegar lá.

    A tartaruga vai ser a nova bandeira da europa.

    ResponderEliminar