sexta-feira, 11 de abril de 2008

Éléments n.º 127

“Ainda podemos salvar a Europa!” diz-nos Alain de Benoist nesta edição da revista «Éléments», dando o mote ao dossier intitulado “A Europa, da decepção à esperança”, com dois artigos seus de fundo, os quais, longe de merecer a minha total concordância, são excelentes reflexões thought-provoking, das que este autor nos habituou, seguidos da entrevista com Henri de Grossouvre, defensor de um eixo “Paris-Berlim-Moscovo” e que publicou recentemente o livro “Pour une Europe européenne”.

A destacar, também, a entrevista sobre o decrescimento com Alain de Benoist, na sequência da publicação de “Demain, la décroissance ! Penser l'écologie jusqu'au bout”, a entrevista com o sociólogo italiano Carlo Gambescia e o artigo sobre o filósofo alemão Peter Sloterdijk e a sua última obra “Cólera e tempo. Ensaio político-psicológico”. Nesta revista de 60 páginas há ainda muitas outras coisas a descobrir, entre vários artigos, ideias, críticas a livros e filmes, etc.

3 comentários:

  1. Então e não se arranjam umas passagens interessantes da revista? Ou este postal é só para fazer inveja ao pessoal que não arranja essas publicações? ;P

    ResponderEliminar
  2. Ou que não sabe ler francês... o último número da "Résistance" que recebi anteontem publicita também o “Pour une Europe européenne” e tem um dossier muito interessante sobre a esquerda nacional e a direita social.

    ResponderEliminar
  3. Era suposto suscitar a curiosidade. Parece que consegui.

    Tenho a ideia de traduzir parte da entrevista sobre o decrescimento, mas fica para outro post.

    Felizmente, hoje em dia com a internet, é muito fácil conseguir uma série de publicações. Vou tentando dar conta do que recebo, mas é impossível falar de tudo, ainda para mais com análises profundas.

    ResponderEliminar