domingo, 20 de abril de 2008

Da Jugoslávia à Jugoslávia

Dado o interesse manifestado por alguns dos presentes na conferência «Kosovo é Sérvia: Um grito contra a nova ordem mundial», no passado dia 12 de Abril, falo de um dos livros que referi e que é uma obra essencial para a compreensão dos chamados “conflitos balcânicos”. Trata-se de “Da Jugoslávia à Jugoslávia — Os Balcãs e a Nova Ordem Europeia”, de Carlos Santos Pereira, mais concretamente da 3.ª edição, publicada pela Cotovia em 1999, revista e aumentada com novos mapas e um capítulo sobre o Kosovo.

O autor, jornalista e formado em História, cobriu a Guerra da Jugoslávia e recusou-se a fazer o que os seus colegas de profissão fizeram nosso país, nas suas palavras: “É impossível não registar como um péssimo serviço ao público português a forma perfeitamente leviana como alguns dos mais prestigiados títulos da nossa imprensa papagueavam, sem o mais elementar cuidado de verificação dos factos, tudo quanto agências e jornais da estranja se lembravam de despejar”.

Carlos Santos Pereira foi uma honrosa excepção em Portugal ao escrever este livro obrigatório, onde não tem problemas em afirmar: “os sérvios foram muito simplesmente imolados no altar da "nova ordem". Dificilmente haverá memória de uma operação tão sistemática e implacável de satanização de todo um povo, de punição de toda uma condição histórica”.

Sem comentários:

Enviar um comentário