quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Decrescer

Leio a última edição do «Courrier Internacional», que alterou a periodicidade para mensal e o formato para revista, e vejo um interessante dossier, que faz capa, sobre um conceito que aqui já referi brevemente — o decrescimento. É bom ver que parte da imprensa mundial dá a conhecer uma postura cada vez mais necessária e que é tão simples e tão poderosa. O decrescimento é a verdadeira ecologia e depende apenas de cada um de nós; recusa o consumismo e a ideia de eterno progresso e denuncia conceitos mágicos como o de “desenvolvimento sustentável”. Algo que merece, hoje mais que nunca, a nossa reflexão. Acabemos com o homo consumans que há em nós.

Bem a propósito vêm os posts de Agit-Prop do Novopress Portugal com o título “Abaixo as catedrais do consumo”, dos quais surripiei uma imagem para ilustrar este texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário