quinta-feira, 5 de abril de 2007

La Nouvelle Revue d’Histoire em Portugal

Este post está atrasado desde o ano passado. Mais concretamente, está três números atrasados, medindo a distância a partir do momento em que a indispensável «La Nouvelle Revue d’Histoire» se começou a vender em Portugal. Dirigida por Dominique Venner, esta publicação de referência melhorou a sua distribuição (poupando-nos uma bela maquia em portes de correio), ao mesmo tempo que se debatia com um processo persecutório devido ao título. A acção judicial, sem sentido, obrigou esta publicação, nascida em 2002, a chamar-se «La NRH» durante quatro números. Essa batalha foi entretanto vencida, nunca abandonando a revista a sua elevadíssima qualidade. Não é necessário dizer que a mesma se recomenda vivamente, ainda para mais agora, que é possível comprá-la nas bancas nacionais [1].

O último número tem como tema de fundo “A República e a França”, num dossier muito bem feito, do qual destaco o interessante artigo “FN: Análise de um enigma”. A não perder, também, a entrevista com o medievalista Jacques Heers e um artigo sobre o túmulo do Rei Artur, entre tantos outros recomendáveis. Por fim, uma referência especial para a crónica de Péroncel-Hugoz sobre o nascimento do Sebastianismo. Leitura obrigatória: às bancas!
__________
[1] Caso não encontrem, a distribuidora é a Logista. Basta informar o revendedor.

4 comentários:

  1. Convido vc a ler a entrevista bombástica do ex-repórter da TV Globo, Rodrigo Vianna: demitido após se recusar a assinar um abaixo-assinado defendendo a cobertura eleitoral da emissora, fala com exclusividade ao Fazendo Media e ao blog "Desabafo País" confirma que, de fato, existe interferência política no Jornal Nacional. No final do ano passado, Rodrigo denunciou as distorções praticadas pela TV Globo para prejudicar a campanha de Lula e favorecer Geraldo Alckmin. Mas não aconteceu apenas durante as últimas eleições. Nesta entrevista, Rodrigo conta dois outros episódios em que foi vítima de censura e se pergunta: "Será que a Rede Globo fez uma opção parecida com a da Igreja Católica de Ratzinger: ficar mais coesa, mas também menor e mais reacionária?" Acesse o DESABAFO PAÍS: http://desabafopais.blogspot.com Um abraço, Daniel Pearl.

    ResponderEliminar
  2. Olha amigo Duarte um abraço forte nestes momentos ;)

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

    Visitem: futebol e política num só!

    ResponderEliminar